Novas Manifestações Amanhã 11/07/2013

Passeatas devem bloquear também algumas rodovias do Estado, como Anchieta, Castelo Branco e Dutra

As Marginais do Pinheiros e do Tietê, a Avenida Paulista e a Radial Leste devem ser palco de manifestações de trabalhadores desde o início da manhã nesta quinta-feira (11), em São Paulo. A data foi escolhida pelas centrais sindicais como um "Dia Nacional de Lutas". Rio, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e Recife também terão protestos.

Futura Press
Manifestação contra a PEC 37 realizada em São Paulo reuniu causas diversas

Passeatas devem bloquear também algumas rodovias do Estado. Anchieta, Castelo Branco, Raposo Tavares, Fernão Dias, Dutra e Mogi-Bertioga já tem protestos programados, segundo a Força Sindical. Os sindicatos marcaram encontro no vão-livre do Masp às 12h. Os itinerários das passeatas foram entregues para a Secretaria da Segurança Pública do Estado, seguindo acordo com o governo do Estado. "O governo só não vai ouvir a gente se não quiser", disse o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho, presidente da Força Sindical.
Além das manifestações, está prevista ainda a paralisação do metrô, ainda que parcial. A categoria definiria nesta quarta-feira (10), à noite como seria a adesão ao movimento. Motoristas e cobradores de ônibus devem fazer pequenos atos de apoio, mas ainda nas garagens das empresas.
País
No Rio de Janeiro, as centrais sindicais estão promovendo panfletagens e colando cartazes em bairros cariocas para convocar a população. As entidades programaram uma passeata a partir da Candelária, às 15h. Darby Igaiara, presidente da Central Única dos Trabalhadores do Rio (CUT-RJ), está otimista. Para ele, a expectativa é que "não dê nem pra andar com o carro de som porque a Rio Branco já vai estar tomada de gente."
Segundo Igaiara, não deve haver paralisação de transporte público para que o acesso de manifestantes ao local da manifestação seja facilitado.
Pelo menos 30 mil pessoas são esperadas na manifestação da capital mineira. Manifestações também ocorrerão no interior do Estado, em cidades como Juiz de Fora, Uberlândia e Varginha.
Em Curitiba, representantes de dezenas de categorias vão se concentrar na Praça Rui Barbosa. Para o fim do dia está marcado o sétimo ato pela redução das tarifas.
Em Porto Alegre, os sindicatos acreditam em uma adesão de até 90% dos trabalhadores. Lojas devem fechar por causa do receio de confusão.
Em Fortaleza, a concentração dos grevistas será às 9h. Os PT do Ceará decidiu ainda que vai "conclamar a militância". Cinquenta categorias devem ser representadas na manifestação no Recife, no centro. Com receio de confusão, muitos comerciantes já anunciam que não haverá expediente amanhã. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

*Com Agência Estado

Dia Nacional de Lutas, comemorado na próxima quinta-feira (11/07/2013), será marcado por greves e paralisações em, ao menos, 11 Estados, segundo a direção da Força Sindical,entidade que ajuda a coordenar os protestos.
Greve Geral 11-07-13 1
Nesta segunda-feira (8), a entidade divulgou as categorias que vão aderir ao protesto e os locais onde haverá paralisação. Estão previstos protestos nas rodovias, o que pode atrapalhar o tráfego de veículos.
Haverá atos em Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Amazonas, Rio Grande do Norte São Paulo, de acordo com o presidente Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força. Segundo ele, lideranças sindicais de outros Estados estão reunidos nesta segunda-feira e também deverão aderir ao Dia Nacional da Luta.
Entre as estradas federais que devem receber os manifestantes estão a BR-277, que liga Foz do Iguaçu (PR) a Paranaguá (PR); a BR-376, que vai de Dourados (MS) a Garuva (SC); e a BR-101, que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.
No Estado de São Paulo, os protestos devem atingir as rodovias Anchieta, que liga a capital ao litoral; a Fernão Dias, entre São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG); e a Dutra, principal ligação entre a capital paulista e o Rio de Janeiro (RJ). Os trechos onde deverão se concentrar as manifestações não foram especificados pela Força Sindical.
De acordo com Paulinho da Força, todos os Estados brasileiros deverão ter manifestações na quinta-feira. Paulinho fez questão de destacar que os protestos não estão ligados a qualquer bandeira política, apenas às reivindicações dos trabalhadores, e que não se trata de uma greve geral no País.
“Não é greve geral. São varias categorias que vão paralisar com objetivos claros. Discussão de plebiscito e reforma política é outra história. Nossa pauta é muito clara: redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais — sem redução de salario —, fim do fator previdenciário, politica salarial para aposentados, mais investimento em saúde, educação e segurança, reforma agrária e fim dos leilões da Petrobrás, que tem sido feitos para prejudicar os trabalhadores.”
Paulinho destacou também que a Força Sindical não concorda com a política econômica do governo Dilma.
“[A política econômica] está levando o Brasil a não crescer, a importação desenfreada e levando a inflação. Queremos mudanças na politica econômica para fazer o Brasil voltar a crescer e para segurar a inflação.”
De acordo com Paulinho, a Força Sindical quer fazer atos pacíficos.
“Estamos garantindo que serão pacificas, que ninguém vai tacar uma pedra. Se alguém fizer isso a gente vai pegar o cara e entregar para a polícia porque não é trabalhador é infiltrado, infiltrado não vai entrar aqui.”
Para ele, as manifestações podem fazer com que as reivindicações dos trabalhadores sejam atendidas.
“Os políticos só atendem quando veem o clamor das ruas e os trabalhadores se cansaram. Está chegando perto da eleição e político fica com coração mais mole.”
Além da Força Sindical — que representa categorias de metalúrgicos, gráficos, construção civil, borracheiro, costureiras, telefônicos, têxtil, construção pesada e alimentação —, outrosmovimentos e sindicatos também vão participar da greve, como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), UGT (União Geral dos Trabalhadores), Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas) e CGTB (Central Geral de Trabalhadores Brasileiros). O Movimento dos Sem-Terra e a UNE (União Nacional dos Estudantes) também devem participar.
Veja o que já está programado em cada estado para o dia 11/07/2013:
São Paulo
Há confirmação de adesão à greve de cidades como Barretos, Marília, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca, Santos, Guarulhos, Osasco, Sorocaba, São José dos Campos, Lorena, Araçatuba, Santo André, São Caetano do Sul. Rodovias como Anchieta, Anhanguera, Fernão Dias, Mogi-Dutra, Raposo Tavares e Bandeirantes terão atos de trabalhadores. Na capital paulista, há previsão de atos em ao menos 12 pontos em todas as regiões da cidade. Às 12h, está previsto um ato da militância das centrais sindicais na avenida Paulista
Rio de Janeiro
Concentração em Cinelândia às 15h. A rodovia Presidente Dutra deve ser interditada nas regiões de Volta Redondo e Resende.
Rio Grande do Sul
Classes trabalhadoras começam a se concentrar 7h em diversas cidades gaúchas. Haverá concentração das centrais em frente à prefeitura às 16h.
Santa Catarina
Concentração em diversos pontos da BR 101 a partir das 6h nas regiões de Itajaí, Laguna, Chapecó, Criciúma, Lajes. Em Florianópolis, trabalhadores se reúnem na praça Tancredo Neves, às 17h.
Paraná
A partir das 8h a BR 277 e a BR 376, na região de Curitiba, terão manifestações. No período da tarde, haverá concentração no centro da capital.
Amazonas
Trabalhadores vão parar o parque industrial e seguem em passeata pela capital do Estado.
Goiás
A partia das 7h haverá concentração em rodovias de regiões como Catalão e Anápolis.
Bahia
Salvador terá paralisação e concentração no Campo Grande, no centro da cidade, às 11h. Trabalhadores querem entregar pauta de reinvindicações para o prefeito e o governador.
Pernambuco
Haverá paralisação das obras do PAC na região. Segundo Paulinho, há 55 mil trabalhadores na região de Suape e Ipojuca que irão cruzar os braços e vão para a BR 40.
Ceará
Param diversas categorias que se concentram 9h na praça do Ferreira, em Fortaleza, e seguem em passeata.

Rio Grande do Norte
Concentração da classe sindical na Beira Mar e grupo irá caminhar na capital do Estado.

Postar um comentário

1 Comentários

Sua Opinião é Muito Importante para Nós!