Itep promove cursos de capacitação nos CVTs para 960 alunos



O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) está promovendo cursos de capacitação profissional em 27 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) localizados no interior do Estado, com foco nas cadeias produtivas regionais. Ao todo, serão oferecidos 13 tipos de cursos, atendendo 960 alunos, em todas as regiões do Estado. Os CVTs são unidades municipais voltadas para a capacitação profissional, cabendo ao Itep o papel de coordenar as ações por meio da Rede Tecnológica de Pernambuco, em implantação. Os cursos são financiados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, cujos recursos são repassados ao Itep por meio de contrato de gestão.

No início deste mês, aconteceram as aulas inaugurais dos cursos de Eletricista, em Goiana, para 90 alunos; de Gestão de Negócios e Manejo de Caprino e Ovino, em Salgueiro, para 40 alunos, e de Eletricista, em Timbaúba, para 40 alunos. Na sexta-feira (21), aconteceu a aula inaugural dos cursos de Manutenção de Máquinas de Costura avançado e básico, em Surubim, para 40 alunos.

Nesta semana, vários municípios também iniciam suas aulas de capacitação. Na segunda (24), foi a vez dos cursos de Gestão de Negócios, em Cortês, para 20 alunos; Costura Industrial em Malha, em Abreu e Lima, para 20 alunos; Apicultura, em Trindade, para 40 alunos; Confecção de Vestuário Feminino, em Salgueiro, para 20 alunos; e de Design de Móveis, em Afogados da Ingazeira, para 25 alunos.

Hoje (25), acontecem as aulas inaugurais dos cursos de Artefatos de Couro, em Floresta, para 20 alunos; Manutenção de Máquinas de Costura básico e de Modelagem e Corte, em Bom Jardim, para 40 alunos; e de Gestão de Negócios, em Xexéu, para 40 alunos. Amanhã (26), será a vez dos municípios de Igarassu (Gestão de Negócios, para 40 alunos) e de Ferreiros (Modelagem e Corte, para 20 alunos) iniciarem seus cursos.

No dia 27, acontece em Palmeirina o início das aulas do curso de Manutenção de Máquina de Costura (básico), para 20 alunos. No dia 31, em Lagoa do Carro, terá início o curso de Eletricista (para 20 alunos); e de Manutenção de Máquinas de Costura avançado, em Riacho das Almas, para 40 alunos. No dia 3 de novembro, começam os cursos de Gestão de Negócios e de Eletricista, em Maraial, para 40 alunos; e de Manutenção de Máquinas de Costura básico, em Bonito, para 40 alunos.

Ainda está sendo agendado o início de cursos em Agrestina (Costura Industrial em Malha, para 40 alunos), Barreiros (Gestão de Negócios, para 20 alunos), Camocim de São Félix (Modelagem e Corte, para 40 alunos), Cupira (Eletricista, para 20 alunos), Custódia (Eletricista e Modelagem e Corte, para 40 alunos), Palmares (Gestão de Negócios, para 20 alunos) e Rio Formoso (Gestão de Negócios, para 20 alunos). Para participar, os interessados devem procurar o CVT de sua cidade.

Comentários