Quem inventou o piano | BomJardimPE.com

0
Quem inventou o piano:

Saiba Quem inventou o piano



256px-Steinway_Vienna_011.JPG



screenshot-upload.wikimedia.org%2B2015-0

Mais uma vez o Google surpreende a todos com um doodle que homenageia Bartolomeo Cristofori inventor do Piano


Piano (apócope derivado do italiano pianoforte ) é um instrumento musical de cordas, pelo sistema de classificação de Hornbostel-Sachs.



O som é produzido por peças feitas em madeira e cobertas por um material (geralmente feltro) macio e designados martelos, e sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som. Como instrumento de cordas percutidas por mecanismo ativado por um teclado, o piano é semelhante ao clavicórdio e ao cravo. Os três instrumentos diferem no entanto no mecanismo de produção de som. Num cravo as cordas são beliscadas. Num clavicórdio as cordas são batidas por martelos que permanecem em contacto com a corda. No piano o martelo afasta-se da corda imediatamente após tocá-la deixando-a vibrar livremente.



Teve a sua primeira referência publicada em 1711, no "Giornale dei Litterati d'Italia" por motivo da sua apresentação em Florença pelo seu inventor Bartolomeo Cristofori. A partir desse momento sucede-se uma série de aperfeiçoamentos até chegar ao piano atual. A essência da nova invenção, residia na possibilidade de dar diferentes intensidades aos sons e por isso recebeu o nome de "piano-forte" (que vai do pianíssimo ao fortíssimo) e mais tarde, reduzido apenas para piano. Tais possibilidades de matrizes sonoras acabaram por orientar a preferência dos compositores face ao clavicêmbalo.



saiba mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Piano

Postar um comentário

 
Top