Aniversário da cidade de Ipatinga - Minas Gerais | BomJardimPE.com

0
Aniversário da cidade de Ipatinga - Minas Gerais:

Tudo sobre: Aniversário da cidade de Ipatinga - Minas Gerais 



Bandeira_Ipatinga.gif

Programação especial na data dos 50 anos de Ipatingapor SECOM/PMI



A festa do aniversário de 50 anos de Ipatinga vai movimentar ainda mais a cidade, a partir deste final de semana. Atividades culturais, esportivas, educativas e de lazer foram especialmente preparadas pela Prefeitura, em parceria com empresas e entidades, para contemplar crianças, jovens, adultos e idosos da cidade e do Vale do Aço.



No dia 29 de abril, terça-feira, a criançada contará com atrações durante todo o dia no Parque Ipanema. A partir das 8h, os alunos das escolas municipais realizam, simultaneamente, 36 apresentações culturais alusivas ao aniversario da cidade, nos galpões do Parque. O evento foi idealizado pela Secretaria de Educação de Ipatinga e promete encantar o público com números de dança, música e teatro.



A partir das 11h, o Circo Fool apresenta o espetáculo “Gran truque circo: a história dos mascates que viraram artistas”, no galpão do Parque Ipanema. A trama conta a história de dois mascates frustrados que não conseguem vender suas bugigangas e decidem se transformar em artistas de circo. Apesar de se tratar de uma peça circense e cômica, a poética discute a necessidade da escuta e da generosidade, além do valor da amizade.



Na parte da tarde, às 15h, o Núcleo de Dança Dor apresenta o espetáculo “Dialeto Coisal”, também no galpão do Parque Ipanema. Inspirada nos poemas de Manoel de Barros, a peça revela a história de três jovens que vão redescobrindo o relacionamento com o mundo e consigo mesmos, por meio da experimentação da linguagem. O espetáculo infantil para “crianças de todas as idades” é leve ao abordar o cotidiano e a decisão de dar sentido à vida, a partir da invenção de palavras e sentidos.



O Teatro de Arena do Parque Ipanema também será palco de apresentações cultuais infantis e receberá, a partir das 17h, a Yepocá Cia de Teatro (Belo Horizonte), com o espetáculo “A Fabulosa Redonda Flor”. A trama resulta de uma pesquisa no campo do teatro infantil e tem como pontos de partida a linguagem do clown, o teatro musical e o teatro de formas animadas (utilização cênica de bonecos e objetos).



Além das apresentações culturais, a meninada poderá curtir o dia no Parque Ipanema com visitas ao Parque da Ciência, espaços recreativos, música e muita brincadeira.



A programação completa do aniversário de Ipatinga está disponível no Portal do Cidadão, pelo endereço eletrônico www.ipatinga.mg.gov.br. Mais informações na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, pelo telefone 3829-8059.





Serviço:

Espetáculos infantis

29 de abril



8h - Apresentações culturais dos alunos das escolas municipais de Ipatinga alusivas ao cinquentenário da cidade

11h - Gran Truque Circo: A história dos mascates que viraram artistas - Circo Fool

15h - Dialeto Coisal - Gessé Rosa e Núcleo Dança Dor

Local: Galpões do Parque Ipanema

17h - A Fabulosa Redonda Flor - Yepocá Cia de Teatro

Local: Teatro de arena do Parque Ipanema





Ipatinga é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais. Pertencente à mesorregião do Vale do Rio Doce e à microrregião de mesmo nome, localiza-se a nordeste da capital do estado, distando desta cerca de 209 quilômetros. Sua população foi contada em 2014 pelo IBGE em 255 256 habitantes,7 sendo assim o décimo mais populoso do estado de Minas Gerais e o primeiro de sua microrregião. Está a 947 quilômetros de Brasília, a capital federal. A cidade localiza-se exatamente no local em que as águas do rio Piracicaba se encontram com o rio Doce.8 Sua área é de 165,509 km², sendo que 22,9245 km² estão em perímetro urbano.9

O desenvolvimento da região deve-se às grandes empresas locais, como a ArcelorMittal Timóteo e principalmente a Usiminas, localizada no próprio município. Até 1964 estas duas ficavam em território da cidade vizinha, Coronel Fabriciano, mas com a emancipação política de Timóteo e Ipatinga, o município deixou de sediá-las.10 Atualmente município é formado pela Sede e pelo distrito de Barra Alegre. A cidade faz parte da Região Metropolitana do Vale do Aço, que ultrapassa os 449 340 habitantes. Além das quatro principais cidades (Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo), há outras 22 no colar metropolitano.11

A cidade ainda se destaca pelo turismo. Além do turismo de negócios, muito incentivado pela prefeitura e pelas grandes empresas locais, em Ipatinga estão algumas das principais atrações de todo Vale do Aço, como o Shopping do Vale do Aço; o Estádio Municipal João Lamego Netto - Lamegão, um dos maiores de todo Leste mineiro; a USIPA; o Centro Cultural Usiminas, que vem apresentando diversas atrações de todo o país,e várias outros pontos turísticos de importância cultural e histórica.12 Além do turismo na área urbana, Ipatinga também é um dos principais acessos para a Serra dos Cocais, localizada na cidade vizinha de Coronel Fabriciano13 e para o Parque Estadual do Rio Doce, situada entre os municípios de Timóteo, Marliéria e Dionísio.14

A sede tem uma temperatura média anual de 21,6°C, a vegetação do município é de Mata Atlântica e cerrado. Em relação à frota automobilística, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, em junho de 2011 foram contabilizados 112 072 veículos em Ipatinga.15 Com uma taxa de urbanização da ordem de 99,25%, O município contava em 2008 com 125 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,806, considerando-se assim como elevado, em relação ao estado de Minas Gerais.7

Ipatinga é apontada como a quinta cidade mais desenvolvida de Minas Gerais pelo índice de desenvolvimento Municipal da FIRJAN (Federação das indústrias do Rio de Janeiro) 16 . De acordo com a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, suas intensas manifestações culturais, grupos teatrais e eventos diversos, lhe concedem inapelavelmente o título de segundo polo cultural do interior de Minas Gerais, atras apenas de Belo Horizonte. 17 . Ipatinga é constantemente apontada em pesquisas econômicas, como a que foi realizada pele Sebrae Minas, apontando quais as melhores cidades de cada estado para se abrir um negócio. Nessa pesquisa, Ipatinga obteve a sétima colocação em Minas Gerais 18 . Esses dados e apontamentos consolidam Ipatinga como um importante polo econômico e cultural.

Postar um comentário

 
Top