Governador empossa novo reitor da UPE e reitera compromisso com a Educação Superior | BomJardimPE.com

0
Governador empossa novo reitor da UPE e reitera compromisso com a Educação Superior:





Paulo assegurou que a interiorização da Universidade será consolidada em sua gestão



            Após empossar o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, o governador Paulo Câmara garantiu, nesta terça-feira (6), que a Educação Superior do Estado está no caminho certo. "Foram oitos anos de avanços e a nossa prioridade é consolidar todas essas ações", assegurou o chefe do Executivo, reforçando que não faltarão investimentos para a área. A UPE está presente em Pernambuco com 11 campus, totalizando 53 cursos de graduação. Para o governador, a instituição desempenha um papel fundamental na formação de jovens e também no fortalecimento da comunidade científica brasileira. 

            "Temos o desafio de fazer a Educação, em todas as instâncias, chegar com qualidade a todos os municípios. Para isso, estamos sempre em busca de novos investimentos e avaliando formas de otimizar os recursos (humanos e financeiros) que já estão disponíveis", pontuou Paulo Câmara, lembrando que essa é uma tarefa incansável e que sempre fará parte da sua agenda. 

METAS - A cerimônia de posse de Pedro Falcão e Socorro Cavalcanti, a nova vice-reitora, aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), no bairro da Madalena, no Recife. Os professores foram eleitos para o quadriênio (2015-2018) por servidores, docentes e alunos da instituição pública. No ato, que contou com uma apresentação da orquestra do Movimento Pró-Criança, o novo reitor se comprometeu em realizar uma gestão democrática. "O nosso plano de gestão foi transformado em projetos que, em breve, vão se tornar ações", comentou Pedro, salientando que os avanços obtidos pela instituição fazem parte de uma obra coletiva. 

            O professor Carlos Calado, que comandou a UPE até dezembro do ano passado, disse, em seu pronunciamento, que não há desenvolvimento social sem educação pública de qualidade. "A nossa gestão não teve medo de ousar e batalhou por cada conquista. Tenho certeza que a nova reitoria vai fazer prosperar ainda mais as conquistas da instituição, pois a dupla conhece a universidade", finalizou Calado. 








Perfil da nova reitoria da UPE: 

Reitor - O professor Pedro Henrique de Barros Falcão é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Mestre em Ciências na área de Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz; e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia. Presidiu o Conselho Regional de Biologia - 5° Região e coordenou a Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Pedro já dirigiu o Campus Garanhuns e foi Pró-Reitor Administrativo da UPE. Além disso, o agora reitor foi secretário-executivo de Ciência e Tecnologia do Estado, de abril até agosto do ano passado.  



Vice-reitora - Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti é farmacêutica-bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Bioquímica pela UFPE e doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Foi pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Maria Cavalcanti também foi vice-chefe do departamento de Ciências Fisiológicas; e coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e Diretora do Instituto de Ciências Biológica. A professora coordenou ainda o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, e foi avaliadora do Ministério da Educação e Cultura. Maria também fez parte do Comitê de Ética em Pesquisa da UPE. É Sócia Ordinária da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde; e também do Programa de Biologia Celular e Molecular Aplicada, ambos da UPE; e docente permanente do doutorado Rede Nordeste de Biotecnologia.


Veja mais aqui!

Postar um comentário

 
Top