‘Os jovens empreendedores são os pioneiros que antecipam o futuro’, afirma Marina no Endeavor | BomJardimPE.com

0

Marina Silva, candidata à Presidência da República pela Coligação Unidos pelo Brasil,  cumpriu agenda na manhã desta terça-feira (16) no Instituto Empreender Endeavor, onde falou para jovens empreendedores, convidados e empresários incentivadores do instituto. Apresentou suas propostas e respondeu a perguntas. Ganhou a plateia ao ser instigada pelo diretor geral do Endeavor, Juliano Seabra, a completar a frase “empreender é…”. Marina afirmou que “é a capacidade de antecipar agora aquilo que muita gente só vai entender depois”.

Logo em seguida, traçou um paralelo entre os perfis do pioneiro e do colonizador. Ambos figuras importantes no processo civilizatório. Mas, sem a ousadia dos pioneiros, que arriscaram chegar primeiro para abrir os caminhos, os colonizadores não se estabeleceriam. Marina completou seu raciocínio afirmando que os empreendedores são os pioneiros da modernidade.

Na pauta da conversa, que se estendeu por duas horas, os temas mais presentes foram a questão  da educação, tanto para o incentivo à formação de novos empreendedores quanto para a formação de mão de obra qualificada para esse setor, e da simplificação dos tributos, classificados como um cipoal burocrático que desestimula os negócios. Embora o cenário nesse segmento de negócios tenha evoluído nos últimos 15 anos _como mencionou Seabra, a palavra empreendedorismo sequer existia no dicionário há 15 anos e hoje 4% da população brasileira se dedica a empreender _, ainda há muito por fazer.

Marina, começou a conversa ponderando sobre as duas realidades com que vem se deparando nos últimos anos, a do Brasil em que estamos vivendo e a do Brasil que sonhamos em viver. E discorreu sobre os dois, falando das conquistas já feitas e que não podem ser perdidas, como a estabilidade econômica, e daquelas que precisam ser buscadas, como um ambiente político mais aberto às reivindicações da sociedade.

Afirmou que é possível avançar e isso inclui conquistas como o Supersimples, que Marina acredita que possa ser melhorado: “Defendo que se tenha uma faixa de transição para que se crie um ambiente favorável para que o empreendedor que a duras penas consegue criar uma empresa, gerando riqueza para o nosso país, emprego e ocupação digna para muitos jovens que não têm um trabalho, quando essa empresa alcança um determinado nível de rendimento, ela entra numa burocracia perversa em que 70% das empresas que se firmam em até R$ 3,6 milhões de faturamento desaparecem. Nós queremos uma faixa de transição exatamente para que essas empresas continuem prósperas”.

The post ‘Os jovens empreendedores são os pioneiros que antecipam o futuro’, afirma Marina no Endeavor appeared first on Marina Silva Presidente.

Postar um comentário

 
Top