GOVERNO MUNICIPAL DO BOM JARDIM INAUGURA O CENTRO DE INCLUSÃO PRODUTIVA TÊXTIL NO DISTRITO DE UMARI.




A tarde chuvosa deste dia 08 de setembro não apagou o brilho da inauguração do Centro de Inclusão Produtiva Têxtil no Distrito de Umari. Marcada para as 15 horas, mas desde mais cedo a população, os alunos e alunas já aguardavam ávidos para ver por dentro aquele edifício de três andares que vai formar as futuras novas duzentas costureiras e costureiros que receberão qualificação socioprodutiva e poderão, em breve, retirar seus sustentos e de suas famílias do próprio trabalho.

Um empreendimento deste porte foi levado a efeito pela Prefeitura do Bom Jardim com a valiosa parceria firmada junto ao Governo Estadual - Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - SEDSDH através do Programa Pernambuco no Batente.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Secretário Estadual da SEDSDH – Dr. Bernardo D’Almeida, a Gerente de Proteção Social Básica - Sâmia Guedes, a Gerente de Segmentos Econômicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico SDEC - Carla Freire, o Empresário do Ramo Têxtil - Luís Inácio, o Prefeito Miguel Barbosa, o Vice Prefeito Antonio Belarmino, Vereadores, secretários municipais, alunos e alunas e centenas de populares.

O Prefeito Miguel Barbosa iniciou sua fala cumprimentando a todos e dando boas vindas ao Secretário Estadual Bernardo D’Almeida, demais membros de sua equipe e solicitou ao Dr. Bernardo que sua vinda ao município fosse mais frequente, pois sempre trazia boas coisas para os bonjardinenses. Ressaltou que valeu a pena aguardar para nesta data inaugurar juntos este grande empreendimento - Centro de Inclusão Produtiva Têxtil e que em dias como esse seu coração parece não caber no peito de tamanha alegria. ... Entre o plantar e colher é preciso regar e esperar, o dia da colheita chegou... O Centro de Inclusão Produtiva Têxtil do Distrito de Umari é realidade e será o combustível para a geração de renda no município.

Fazendo uso da palavra a Sra. Sâmia Guedes - Gerente de Proteção Social Básica explicou que a qualificação acontecerá de forma modular que inclui a Qualificação Social, Profissional e Produtiva preparando os alunos (as) para o mundo do trabalho ou empreender.

O Empresário do Ramo Têxtil - Luís Inácio informou acreditar na força do projeto, das parcerias e que será mais um parceiro e elo para alavancar a iniciativa no plano comercial após a profissionalização das costureiras.

A Professora Maria de Jesus disse da sua certeza que o combustível necessário para o desenvolvimento está presente na garra da população de Bom Jardim, no povo umariense e que através do trabalho se conquista a libertação e a dignidade.

O Secretário Municipal de Assistência Social - Célio Borges lembrou as ações do Governo Municipal no Distrito de Umari, como a inauguração do Centro de Referência da Assistência Social CRAS, que permite o acesso aos programas sociais sem deslocamento até a sede do município e que em apenas um ano e meio a frente da prefeitura, Miguel Barbosa retorna meses depois ao Distrito de Umari para mais uma inauguração, agora, de um projeto grandioso que beneficiará inicialmente duzentas pessoas na profissionalização no ramo têxtil e que aliado aos Centros Vocacionais Tecnológicos CVTs de Confecção implantados e dos próximos na Comunidade de Pindobinha e o 2º do Distrito de Tamboatá seguirá a vocação do município no Arranjo Produtivo Local Têxtil.

O Secretário da SEDSDH - Bernardo D’Almeida enfatizou o foco do Governo Estadual na interiorização do desenvolvimento através das diversas ações por todo estado, também no Agreste Setentrional e que o Programa Pernambuco no Batente representa oportunidade para a população do município em Qualificação Profissional, Inclusão Social e Geração de Renda para consolidar a inclusão de Bom Jardim no Pólo Têxtil do Agreste Pernambucano.

Após o descerramento da fita inaugural as autoridades e a população tiveram acesso as instalações que possuem salas para aulas teóricas, 65 máquinas de costura industrial para a prática e escritório administrativo do recém inaugurado Centro de Inclusão Produtiva de Bom Jardim no Distrito de Umari.

Por Sérgio Vieira de Melo.

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagens para dia da Mulher - 8 de março

Hack a City - Garanhuns - PE - Brasil 2.0 - 2017