Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns divulga programação | BomJardimPE.com

0

O Filig acontece de 9 a 12 de outubro, reunindo grandes nomes da literatura infantil do Brasil e da América Latina 



Foi divulgada, em coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (23), a programação completa do I Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig). O momento contou com a presença de representantes de veículos de comunicação da cidade e autoridades municipais. Com a proposta de contribuir para a formação de novos leitores, o festival acontece de 09 a 12 de outubro, promovendo a interação de crianças e adultos com renomados escritores e ilustradores do Brasil e da América Latina. A programação completa estará disponível, ainda hoje, no endereço:http://filigfestival.com.br/.

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis Neto, ressaltou a importância do incentivo à leitura para o crescimento intelectual das pessoas, principalmente para as crianças. “Nós nos preocupamos com a educação. A questão da educação é prioridade e nós temos esse compromisso de melhorar a qualidade. Realizamos outros eventos aqui, como a Bienal do Livro que foi um sucesso. Contamos com o empenho de nossa equipe, mais um vez, e acredito que essa é a primeira edição de muitas outras”, pontuou o gestor, no uso da fala.

A ilustradora Eleonora Arroyo (Argentina) e as escritoras Irene Vasco (Colômbia) e Florencia (Argentina) são as atrações internacionais. Entre os brasileiros, os ilustradores Nireuda Longobardi, Laerte Silvino e José Carlos Braga Câmara e a escritora Sandra Pina. A expectativa é que cerca de 6 mil pessoas participem de diversas atividades programadas para os quatro dias de evento, considerado o primeiro festival internacional de literatura infantil realizado na região Nordeste. O Filig é uma realização da Proa Cultural, com patrocínio da Ferreira Costa e apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipalde Educação, do Serviço Social do Comércio (Sesc Garanhuns), da TV Pernambuco (TVPE) e da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). A curadoria é de Antonio Nunes Barbosa Filho, o Tonton, que também é coordenador AEILIJ e membro da União Hispanoamericana de Escritores.

Nesta primeira edição, o Filig tem como tema: “Literatura Infantil - Construindo Cidadãos”. O tema surgiu da crença de que através da literatura é possível construir e incutir o hábito da leitura na vida de crianças, para que se tornem cidadãos e leitores críticos. Nas atividades dedicadas às crianças, os convidados participarão de oficinas e bate-papos descontraídos, que serão realizados no Sesc Garanhuns durante a manhã. A programação segue no Parque Ruben van der Linden, mais conhecido como Pau Pombo, no turno da tarde. O espaço, que fica na área central Garanhuns e tem infraestrutura de lazer, receberá rodas de leitura, performances de ilustradores, lançamentos e feira de livros, apresentações culturais e uma biblioteca ao ar livre.

A programação de palestras para o público adulto será realizada à noite, no auditório do Sesc. Todas as atividades são gratuitas, sendo algumas voltadas para profissionais e alunos de escolas municipais; e outras abertas ao público. As inscrições para os bate-papos com autores e oficinas abertas poderão ser feitas no site do festival.As palestras serão abertas. O número de vagas será de acordo com a capacidade do auditório.

Texto: Cloves Teodorico

Postar um comentário

 
Top