Comunidade Queimadinha realiza 1º Encontro e Exposição de Produtos e Torneio Leiteiro


Os trabalhadores rurais na Agricultura Familiar e Região de Queimadinha e Adjacências idealizaram um torneio que seria inédito na cidade colocado em prática neste final de semana. Iniciado na quinta-feira (11) e previsto para encerramento no domingo, apresentou mais de 10 expositores lajedenses e também produtores. Dividido em duas categorias : vacas e novilhas, o torneio é feito através da pesagem do leite desses animais. A organização ficou encarregada de entregar como premiação troféus aos produtores que apresentaram animais com os melhores resultados após a ordenha e análise dos jurados.

Com uma estimativa de público de mais de 400 pessoas, entre visitantes e produtores, o evento localizado às margens da PE 180 também disponibilizou palestras com temas como práticas de ordenha, correção de solo e cultivo de forragem, reprodução animal, melhoramento genético e alimentação animal alternativa. Houve também uma feira de produtos regionais, artesanato e alimentos, onde microempresários podem expor seus trabalhos. Ainda no local foram montados estandes com técnicos de reprodução e inseminação, zootecnistas e técnico de ordenha mecânica. Na feira, exposição de queijos e plantação de palma forrageira.

Segundo um dos organizadores do evento, o produtor rural Antônio Clésio, a comunidade Queimadinha pretende dar continuidade ao evento através de empresas parceiras e da Prefeitura que contribuiu com mais de 80% dos custos, e diz “espero que crie uma data no calendário da cidade e do estado” como iniciativa para divulgar a bovinocultura leiteira de Lajedo.

Investindo em genética, alguns produtores citados pelos organizadores, acometem mais de cem mil reais só na compra de reprodutores, uma vez que muitos produtores usam recurso de inseminação. E de acordo com Antônio Clésio um dos expositores do encontro reportou de Minas Gerais para Lajedo animais registrados na raça girolando.

A apuração feita no encerramento neste domingo com os animais dos produtores de Lajedo apresentou como resultados na categoria das vacas 45 quilos de leite por dia, somando 135 quilos nos 3 dias, e na categoria novilha 42, 5 quilos somando 127,5 quilos de leite. Shows musicais complementaram o sábado à noite e durante todo o fina de semana o público superou as expectativas.


Postagens mais visitadas deste blog

Mensagens para dia da Mulher - 8 de março

Hack a City - Garanhuns - PE - Brasil 2.0 - 2017