24-03-2014 - Dia Mundial de combate à Tuberculose | BomJardimPE.com

0
24-03-2014 - Dia Mundia de combate à Tuberculose

É muito importante o acesso à informação e cuidados necessários para combater essa doença que tem cura, basta procurar o Posto de Saúde.

Dia Mundial de combate à Tuberculose 2014 tem como slogan "Alcance os três milhões"



A tuberculose (TB) é uma doença curável, porém os esforços atuais para encontrar,tratar e curar todos os que ficam doentes não são suficientes. Das nove milhões de pessoas por ano que ficam doentes com TB, um terço delas são "perdidos" pelos sistemas de saúde. Muitas destas três milhões de pessoas vivem nas comunidades mais pobres e mais vulneráveis do mundo, ​​ou estão entre as populações marginalizadas como os trabalhadores migrantes, refugiados e pessoas deslocadas internamente, como a população carcerária, povos indígenas, minorias étnicas e usuários de drogas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a iniciativa parceira da OMS - Stop TB estão juntamente promovendo o Dia Mundial da Tuberculose em 24 de março. O Dia Mundial da Tuberculose oferece a oportunidade para as pessoas afetadas e as comunidades em que vivem, os governos, as organizações da sociedade civil, os profissionais de saúde e parceiros internacionais para pedir medidas suplementares para alcançar estes 3 milhões de pessoas. Todos os parceiros podem ajudar a apoiar abordagens inovadoras para garantir que todos os que sofrem de tuberculose tenham acesso ao diagnóstico, tratamento e cura da tuberculose.

A cada ano, o Dia Mundial da Tuberculose é celebrado, muitas vezes com uma variedade de atividades que antecederam a data oficial. Este evento anual comemora a data em 1882 quando o Dr. Robert Koch anunciou a descoberta do Mycobacterium tuberculosis, o bacilo que causa a TB.

Este ano o Centers for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos (CDC) selecionou o tema "Encontre TB. Trate a TB. Trabalhar em conjunto para eliminar a TB", para destacar que a tuberculose ainda é um problema que ameaça a vida nos Estados Unidos, apesar da diminuição do número de casos. Qualquer pessoa pode contrair TB, e os esforços atuais das autoridades sanitárias para encontrar e tratar a infecção de TB latente e a TB propriamente dita não são suficientes. Ainda existem diagnósticos errados da TB e os profissionais de saúde muitas vezes não "pensam TB".

Neste Dia Mundial da Tuberculose a campanha apela para uma maior colaboração para encontrar e tratar a TB. Ao trabalhar em conjunto para aumentar a conscientização de que a TB ainda existe e partilhar as histórias pessoais das pessoas afetadas pela TB, é possível chamar a atenção para este problema de saúde pública.

O tema do Dia Mundial da Tuberculose deste ano incentiva programas de TB locais e estaduais para chegar às comunidades e aumentar a conscientização sobre a tuberculose. Para maior enfrentamento da doença, é necessário compartilhar com outras pessoas que também estão cuidando para que aqueles sujeitos à maior risco para a TB, como as pessoas com infecção pelo HIV ou diabetes, e os sem-teto. Todos tem um papel na garantia de que um dia a tuberculose será eliminada. O CDC e nossos parceiros estão comprometidos com um mundo livre de TB.

O ônus da tuberculose

O Dia Mundial da Tuberculose é uma oportunidade de aumentar a conscientização sobre o ônus de TB em todo o mundo e o status dos esforços em prevenção e controle da TB. O Dia é também uma ocasião para mobilizar o comprometimento político e social para progresso das iniciativas.

Os progressos em direção a metas globais para a redução dos casos de tuberculose e de mortes nos últimos anos tem sido impressionante: a mortalidade por tuberculose caiu mais de 45% em todo o mundo desde 1990, e a incidência está em declínio. Novas ferramentas, tais como diagnósticos rápidos para TB estão ajudando a transformar a resposta à doença e novos medicamentos que salvam vidas estão sendo introduzidas.

Entretanto, a carga global permanece enorme e desafios significativos persistem:
• Em 2012, havia cerca de 8,6 milhões de novos casos de TB e 1,3 milhões de pessoas morreram de TB.
• Mais de 95 % das mortes por TB ocorrem em países de baixa e média renda. As comunidades pobres e grupos vulneráveis ​​são as mais afetadas, mas esta doença transmitida pelo ar é um risco para todos.
• TB está entre as três principais causas de morte de mulheres entre 15 e 44 anos.
• Em 2012 estima-se que houve 500 mil novos casos e 74 mil mortes entre crianças.

Desafios
• Cerca de três milhões de pessoas (o equivalente a 1 em cada 3 acometidos com TB) não são detectados pelos sistemas de saúde
• Os avanços em enfrentar TB resistente a múltiplas drogas (TB-RMD) tem sido lentos: 75% dos casos de TB-RMD ainda permanecem sem diagnóstico, e 16 mil casos de TB-RMD reportados à OMS em 2012 não foram tratados.
• A disponibilização de terapia antiretroviral (ART) para pacientes com TB que sabidamente tem HIV deve aumentar para atender às recomendações de que todos os pacientes de TB soropositivos para HIV recebam prontamente ART.



Fontes: Campanha da OMS e página do CDC sobre o Dia Mundial da Tuberculose 2014



Fontes de informação sobre o tema

A BIREME/OPAS/OMS recomenda o acesso a documentos e fontes de informação científica e técnica na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) relacionada à TB, com foco no tema deste ano do Dia Mundial da Tuberculose, "Encontre TB. Trate a TB. Trabalhar em conjunto para eliminar a TB".

Iniciativa da OPAS para comemorar o Dia Mundial da Tuberculose

Terá lugar na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em 21 de março de 2014 das 14h às 16h (horário de Washington, D.C., e das 15h às 17h, horário de Brasília) apresentações, debates e relatos de experiências de países sobre a luta contra a tuberculose, com a presença da Diretora da Organização, Dra. Carissa Etienne e especialistas.

O evento, que terá transmissão online ao vivo em inglês e espanhol tem por objetivo conscientizar sobre a doença e sua ocorrência, principalmente nos grandes centros urbanos, onde o disgnóstico impreciso pode retardar o disgnóstico e tratamento, colocando em risco as populações mais vulneráveis.

Acesse a agenda do evento (em espanhol) e acompanhe a transmissão.


Postar um comentário

 
Top