Guga participa da abertura do Mundo SENAI em Santa Catarina | BomJardimPE.com

0

Gustavo Kuerten durante abertura do Mundo SENAI em São José (Foto: Filipe Scotti)

São José, 16.10.2013 - Maior ídolo do esporte catarinense, o tenista Gustavo Kuerten, o Guga, percorreu nesta quarta-feira (16) as instalações do SENAI em São José visitando projetos desenvolvidos por alunos da instituição. Ele foi o convidado especial da abertura do Mundo SENAI em Santa Catarina. Até sexta-feira, a instituição, que integra a FIESC, receberá a comunidade para apresentar o universo da educação profissional.

"Queremos que os jovens conheçam os cursos, a potencialidade e as oportunidades de bons empregos que a indústria oferece. Hoje um aluno que conclui um curso do SENAI tem um emprego praticamente garantido e um bom salário", ressaltou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. "Façam um curso profissional, um curso técnico e, se depois quiserem continuar numa faculdade, vocês já terão uma profissão e um bom emprego", recomendou aos 600 estudantes presentes em São José.

Côrte ressaltou a importância da participação de Gustavo Kuerten na atividade. "Assim como o Guga foi campeão, nós queremos que vocês sejam campeões nas profissões que escolherem", afirmou, mais uma vez dirigindo-se aos estudantes.

Guga destacou o modelo de educação e a estrutura oferecidos pelo SENAI. "É uma plataforma que proporciona ao aluno desenvolver seu talento, o estímulo coletivo, as experiências e a estrutura que facilita o aprendizado", afirmou o atleta. "O sucesso vai depender de o aluno correr atrás", acrescentou.

Projetos

Gustavo Kuerten conheceu, por exemplo, um boné especial que ajuda os cegos a se locomoverem. Viu também uma réplica em funcionamento da Big Tower (do parque Beto Carrero) e um sistema composto por lâmpadas led que permite a exibição de textos. Ele brincou com um braço mecânico e degustou bolos e pães, todos projetos construídos e elaborados pelos alunos dos diversos cursos da instituição. Kuerten também experimentou o simulador de voo, usado no curso teórico de piloto privado da entidade. "Tem muitas opções, dá para escolher diversas profissões", disse o tenista.

Confira a programação do Mundo SENAI no seu Estado no sitewww.mundosenai.com.brVeja alguns destaques da programação em Santa Catarina

São José
Em São José, além da presença de Guga na abertura oficial, será realizada mostra de projetos de estudantes, com 127 trabalhos inscritos. Entre eles estão o braço mecânico, desenvolvido por alunos do Curso Superior de Eletrônica Industrial, a big tower (técnico em eletrotécnica), centro de distribuição e tipos de modais (aprendizagem industrial em logística), segurança da minha saúde (técnico em segurança do trabalho). Além disso, os visitantes poderão ser sorteados para experimentar o simulador de voo.

Palhoça
Estarão em exposição 55 projetos, entre eles a injeção eletrônica e freios ABS (do curso técnico em mecânica automotiva), sistema de trem de pouso (curso técnico em manutenção aeronáutica), desenvolvimento e novas tecnologias da construção, casa popular sustentável, tecnologia em dispositivos móveis aplicados em execução de obras (curso técnico de edificações). Os alunos do curso de aprendizagem em marcenaria desenvolveram o projeto "praticidade ao seu alcance". Trata-se de um móvel 4 em 1, que agrupa cama, mesa, gaveteiro e armário.

Florianópolis
Será exposta uma dezena de trabalhos de alunos dos cursos técnicos e aprendizagem. Além disso, em cada um dos três dias de evento, serão realizadas quatro oficinas de inclusão digital e outras quatro de programação. Os visitantes poderão obter noções de informática básica, nas oficinas de inclusão digital, que serão ministradas por quatro alunos dos cursos técnicos. Já a oficina de programação é destinada às pessoas que tenham conhecimento básico em informática e desejam conhecer o cotidiano de um aluno da área.

Além disso, o Mundo SENAI em Florianópolis contará com a participação do Iel e do Floripa Interativa (do Sapiens Parque).

Chapecó
O SENAI em Chapecó terá o 5º Encontro de Egressos dos Cursos Superiores de Tecnologia, encontro com empresários dos setores metalmecânico, construção civil, alimentos e moveleiro. Também serão expostos projetos de alunos. Um exemplo é o desenvolvido pela turma do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, de orientação do trabalhador doméstico ou profissional, para que realize as atividades de forma correta e segura, com a utilização de equipamentos adequados. As atividades ocorrem no dia 16 à tarde e à noite, no dia 17 em três períodos e no dia 18 pela manhã e à tarde.

Capinzal
Serão expostos projetos de alunos nas áreas de alimentos, mecânica e informática.

Na área mecânica, entre os diversos dispositivos, está a máquina de compactação de latas de alumínio com braço hidráulico e esteira transportadora, desenvolvida por um grupo de alunos de um Programa de Aprendizagem com o apoio da empresa em que são aprendizes. Outro projeto é a máquina de cortar batatas em espiral, desenvolvida por um grupo do Curso Técnico em Mecânica.

Na informática, os projetos do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática apresentarão um Túnel do Tempo demonstrando a evolução da tecnologia e com projeto de coleta de computadores velhos, os quais serão reformados e doados após o evento. Outro projeto será o overclock e underclock utilizando o óleo de soja como agente refrigerante e tela de computador em que as informações apenas poderão ser vistas com óculos especial desenvolvido pelos alunos. Uma turma de aprendizagem utilizará um telescópio para captar imagens e projetar em uma televisão gerando hologramas a partir dessa figura.

Na área de alimentos, o destaque será a entrega de "Vale Projeto" para degustação dos produtos. Os alunos não economizaram nas propostas de receitas. Entre os projetos estão o doce de leite com nozes e cereja, agnoline doce instantâneo, junto e misturado (queijo com salame e temperos), iogurte de leite de cabra fonte de fibras e o bolinho de peixe. Também será apresentado o requeijão cremoso, fonte de fibras com teor reduzido de sódio, projeto desenvolvido com apoio do Edital Pro-Pesquisa. Além disso, serão distribuídos o pão de queijo mineiro e cup cake, elaborados pelo curso de qualificação em panificação e confeitaria.

Luzerna e Joaçaba
Entre os projetos expostos constam, na área de tecnologia da informação, o sistema de Voz sobre IP, tecnologia que tende a substituir os sistemas e aplicações baseadas em telefonia fixa. Na área de Metalmecânica, será apresentada a fabricação automática de um chaveiro pistão, no qual os alunos demonstrarão técnicas na área metalmecânica na produção de um pistão de um carro e entregarão alguns exemplares aos visitantes do evento.

Na área eletroeletrônica, teremos a demonstração de um projeto de automação predial, pelo qual é possível comandar toda a casa por meio do celular, utilizando a tecnologia Arduino.

Além disso, os profissionais da área da saúde do SESI farão diagnóstico de pressão, Índice de Massa Corporal e da condição física em geral dos visitantes.

São Miguel do Oeste
Entre diversas atividades realizadas, se destacam o recolhimento de lixo eletrônico, campeonato de Overcloking, feira do conhecimento e mostra tecnológica. Além disso, serão realizados minicursos na área de panificação, confeitaria, leites e derivados, geleias e compotas de frutas. Na área da Tecnologia da Informação ocorrem os minicursos sobre backup na nuvem com Google Drive, reunião online com Google Hangout.

Brusque
Serão apresentados nove projetos desenvolvidos por estudantes, entre os quais um labirinto, no qual os participantes entrarão vendados e desenvolverão o sistema sensorial, a rádio on line e uma abordagem sobre o medo.

Timbó
As unidades do SENAI em Indaial, Timbó e Pomerode realizam o Café com Gestores, com palestra sobre Aprendizagem Industrial. O evento será no dia 18, às 8 horas, no Auditório da ACIMVI - Timbó (rua Duque de Caxias, nº 830 - Sala 107, no Centro Empresarial de Timbó).
Ivonei Fazzioni
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4673 / 48 8421-3600
ivonei@fiescnet.com.br

Postar um comentário

 
Top